Ruínas da igreja e Convento São Bernardino de Sena, Adro e Cruzeiro

Lindas ruínas que compõem o cenário histórico do Centro de Angra.

No ano de 1722 foi decidido pelos superiores da Ordem Franciscana que um novo convento deveria ser construído em Angra dos Reis em substituição ao antigo Convento da Cachoeira, que ficava localizado no final da Rua Dr. Moacir de Paula Lobo, antiga Rua das Palmeiras. O velho convento fora danificado após um ataque do Corsário Frances Jean François Du Clerc em 1710. Bombardearam intensamente a então Vila de Angra dos Reis, alvejando o Convento do Carmo e o Convento dos Franciscanos.

A obra demorou em torno de cinco anos, sendo inaugurado em 26 de maio de 1763. O convento localizado no Morro do Santo Antônio possui arquitetura colonial e se destaca pela galilé em sua entrada, arquitetura incomum no Brasil. Possuía todas as dependências necessárias para a vida monástica, celas (quartos), cárcere, cozinha, refeitório, enfermaria e biblioteca. Apresentava ainda um sistema de água encanada através de um aqueduto, o que era considerado moderno no período. Durante o auge de seu funcionamento chegou a abrigar mais de 50 pessoas. Já no século seguinte a Ordem Franciscana começa a passar por dificuldades e o Convento São Bernardino de Sena é deixado sem a presença dos religiosos.

Durante o período o espaço serviu como hospital durante epidemias, e serviu também como liceu. Com o tempo e o abandono o convento desabou na década de 30. Muitos dos seus bens foram vendidos. Na década de 80 a Prefeitura Municipal resolveu tomar conta do lugar e com isto, a nave da igreja foi coberta com telhas. O espaço passou a servir de Centro Cultural com várias atividades para a população.

Faz ainda parte do Convento o Cruzeiro de Mármore de Lioz na entrada do bairro que carrega o mesmo nome. O cruzeiro foi um presente do Rei de Portugal para os Franciscanos.

A Igreja de São Francisco faz parte do conjunto arquitetônico do Convento São Bernardino de Sena. As Ordens Terceiras são ordens religiosas formadas por leigos que desejam se dedicar aos preceitos de determinada ordem religiosa. A Igreja de São Francisco foi construída na segunda metade do século XVIII e funciona até os dias atuais. Possui um cemitério em suas dependências e é tombada pelo IPHAN.

Galeria de Fotos

Localização

Navegar atá o ponto turístico

Google Maps Waze