Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Arquitetura lindíssima

Após adquirir um terreno e financiamento, as obras da Igreja Matriz de Angra dos Reis começaram em 25 de fevereiro de 1625 no local denominado atualmente como Praça Silvestre Travassos, ficando pronta somente após 125 anos. A princípio a igreja fora projetada para abrigar os Santos Reis Magos que eram os padroeiros de Angra dos Reis. No entanto, em 1632 um navio levando uma imagem de Nossa Senhora da Conceição para o litoral paulista teve que aportar em nossa cidade para pegar suprimentos. Ao continuar a viagem se deparou com uma grande tempestade, que o obrigou a retornar ao porto. A população local queria ver a imagem que estava a bordo, o que foi negado pela tripulação. A nau tentou nova saída, sem sucesso devido a forte tempestade que surgia mesmo diante de dia claro para navegar. Na terceira vez, o navio muito danificado, quase foi a pique, e retornando para reparos deixou a imagem em Angra dos Reis, que foi adquirida pelo erário.
Após a vinda da santa para Angra dos Reis uma nova espécie de peixe passou a fazer parte da Baía da Ilha Grande, a “cavala”, que logo caiu no gosto popular. Ocorre que dentro da cabeça do pescado existe um osso muito semelhante à imagem de nossa padroeira. Esta linda peça é pintada pelos artesãos e colocada em oratórios.
Nossa Senhora da Conceição passa a ser a padroeira de Angra dos Reis e o altar da Igreja Matriz tem que ser totalmente reformulado. Além da imagem que ocupa um nicho no Altar Mór, uma pia batismal em pedra de lioz doada pela coroa portuguesa em 1750 se destaca.
A fachada possui traços simples. No entanto, seu interior é ricamente primoroso. O altar principal ainda possui os altares de Nossa Senhora das Dores, do Sagrado Coração de Jesus, de São Miguel e Almas e de Nossa Senhora do Rosário.

Galeria de Fotos

Localização

Navegar atá o ponto turístico

Google Maps Waze