Importante ponto histórico na Ponta Leste
O Forte da Ponta do Leme, hoje em ruínas, está localizado na Ponta Leste, próximo ao Terminal Petrolífero da Baía da Ilha Grande (TEBIG) e ao monumento dos mortos do encouraçado Aquidabã.
O Forte do Leme foi construído pelo engenheiro militar Capitão Rosalvo Mariano da Silva, teria sido uma iniciativa da Marinha ou do Exército.
A fortificação é formada por dois poços circulares de canhões ligados por túneis ao quartel, dispondo de trilhos no solo, que serviam para transportar as pesadas granadas do paiol até as peças. Esses poços estão hoje ocupados por dois canhões de 234 mm de calibre, fabricados em 1901 pela empresa Armstrong Whitworth, conforme informações gravadas nos mesmos. A origem desses armamentos é controversa. Barretto afirma que essas bocas-de-fogo seriam do encouraçado Riachuelo (BARRETTO, 1958: 129). Outras fontes refutam essa possibilidade e acreditam que as peças possam ter pertencido ao famoso encouraçado Aquidabã (CASTRO, 2009: 451), que explodiu e afundou nesta mesma baía de Jacuacanga, em 1906.