Um pouco de nossa história
Angra dos Reis é uma das mais antigas cidades do Brasil. As terras do município foram descobertas oficialmente pelo navegador Gonçalo Coelho capitão-mor da expedição de 1501, em 06 de janeiro de 1502, dois anos após o Descobrimento do Brasil. Consta, entretanto, que muito tempo antes, a tribo dos Índios Guaianases já desfrutavam de suas intocáveis belezas.
Os colonizadores só chegaram em 1556, fixaram-se junto a uma enseada e criou-se ali um povoado. Tornou-se vila em 1608 recebendo o nome de Vila dos Reis Magos da Ilha Grande. A Vila floresceu, mas uma tragédia, o assassinato do pároco, determinou a mudança do primeiro núcleo para o local onde hoje se localiza o Centro da cidade, pois só assim outro pároco seria designado para a população. A sede da povoação primitiva é chamada de Vila Velha.
A elevação de cidade de Angra dos Reis deu-se em 1835. A Região de Angra propícia à navegação, marcou positivamente a economia da região. O porto da cidade tornou-se grande exportador de produtos agrícolas vindos de São Paulo e Minas Gerais.
Com a chegada do século XX, fatores decisivos modificaram o panorama e as perspectivas do Município. Dentre eles se destacam a construção de um novo porto, a instalação do Estaleiro Verolme, a instalação da Usina Nuclear e grandes empreendimentos turísticos, além da abertura da rodovia Rio-Santos e a construção da Petrobrás.
Como chegar
Por terra
Partindo do Rio de Janeiro - O caminho começa na Avenida Brasil e segue pela Rio-Santos, 150 km até chegar a Angra dos Reis, 2h30m (Duração do percurso).
Partindo de São Paulo - Distante pouco mais de 400 km de São Paulo, Angra dos Reis pode ser alcançada pela BR-116 (Via Dutra). Na altura de Barra Mansa pegar à direita a estrada RJ-155, que passa por Rio Claro e Lídice. Cuidado para não entrar para Passa Três e Bananal! De Barra Mansa ao entroncamento da RJ-155 com a BR-101 (Rio-Santos) são 80 quilômetros. Daí até Angra são mais 15 quilômetros. Outro caminho para quem sai de São Paulo pela Via Dutra e seguir até São José dos Campos e descer pela Rodovia dos Tamoios até Caraguatatuba e daí pelo litoral, seguir para Ubatuba, Paraty e Angra dos Reis.
Pelo Ar
O Aeroporto de Angra dos Reis é considerado de pequeno porte, atendendo principalmente, pequenas Aeronaves particulares. Atualmente a estrutura existente no aeroporto comporta apenas voos executivos diurnos, porém está prevista uma ampliação para receber aeronaves maiores. Além das obras previstas e já licenciadas, pretende-se agora implantar no local hotel com centro de convenções, bem como uma marina para permitir a interligação com o modal de transporte marítimo (Terminal Aero-Rodo-Marítimo).
Pelo Mar
O acesso por mar é muito bonito, mas não possui linhas regulares, a não ser os Cruzeiros Marítimos, que incluem Angra dos Reis em seus roteiros. De qualquer modo, quem vem de iate ou outro tipo embarcação encontra opções de primeiro mundo nos ancoradouros das diversas marinas e iates clubes.
Saiba mais
Angra dos Reis
UF: Rio do Janeiro
151km
Distância da capital do Estado
819km2
Área total do Município
Parte continental: 626km2
Parte insular: 193km2
207.044
População de Angra dos Reis
Coordenadas
Latitude sul: 23º00’24
Longitude oeste: 44º19’
Altitude: 6m
Tropical
Temperatura média anual: 23ºC
Distritos
Angra dos Reis - área 114 km²
Cunhambebe (Frade) - área 363 km²
Ilha Grande - área 187 km²
Mambucaba - área 155 km²
DDD: 24
Municípios Limítrofes
Norte: Rio Claro/RJ e Bananal/SP
Sul: Oceano Atlântico
Leste: Mangaratiba/RJ
Oeste: Parati/RJ